O principal fórum da Organização das Nações Unidas (ONU) discute o papel da ciência, tecnologia e inovação para enfrentar os desafios globais de reduzir a pobreza e assegurar o desenvolvimento sustentável.

Atentando que tais fatores são de fundamental relevância para o desenvolvimento justo e igualitário social, o fórum deste ano traz para a discussão questões econômicas e sociais globais. O evento, que está sendo realizado em Genebra – Suíça, segue até o  próximo dia 26 (sexta-feira).

O embaixador Néstor Osorio, presidente do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) ressalta que ciência, tecnologia, inovação e cultura podem afetar significativamente cada uma das três dimensões do desenvolvimento sustentável – econômico, social e ambiental. Nada mais pertinente que aliar ciência, inovação e tecnologia na busca de soluções para um desenvolvimento social sustentável e a diminuição da pobreza no mundo.

O grande questionamento levantado, também por Osorio, é como a inteligência, a criatividade e a energia do mundo podem ser estimuladas e aproveitadas para enfrentar os grandes desafios do desenvolvimento de hoje. Esse é o grande desafio e maior centro de discussão do fórum.

Apesar do progresso, ainda existem hoje mais de 1 bilhão de pessoas vivendo em extrema pobreza. Por isso, a necessidade de inovação é clara e precisa, mas a solução só será possível se os grandes membros e setores da ONU se unirem.

Vuk Jeremić, presidente da Assembleia Geral da ONU, disse que uma Assembleia Geral revitalizada e um ECOSOC reformado podem levar a ONU a colocar o mundo num caminho mais justo, próspero e ambientalmente saudável.

Fonte: ONU Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta