Pode-se dizer que sempre em tempo de poucos ventos que sopram a favor, é muito desejado uma pauta positiva entre fornecedor e cliente.
O Escritório Helder Nascimento Advogados sugere cinco iniciativas que podem ajudar nessa postura colaborativa.

1. Compreender, em profundidade, as necessidades dos seus clientes para poder propor os melhores caminhos.
2. Planejar para poder ter menos posturas reativas.
3. Projetar cenários desejáveis e adversos prevendo alternativas e soluções.
4. Estreitar o diálogo e a comunicação evitando ruídos de entendimento.
5. Clareza de metas de curto e médio prazo, prevendo as obrigações de todos os envolvidos.

Em momentos mais conturbados percebemos o valor dessa proximidade, desse empenho e do olhar no mesmo foco.

Quando há o exercício contínuo do diálogo, do planejamento, do conhecimento das possibilidades e potencialidades de cada um, caminha-se rápido e com menor risco.

O melhor de tudo são os resultados mais acertivos, gerados pela sinergia e pelo prazer de fazer juntos.

Em alguns momentos a persistência dessas posturas podem parecer redundante ou mesmo excessiva, mas a continuidade dessas atitudes diminuem erros, retrabalhos, conflitos desnecessários, e apontam para um futuro promissor e de conquistas relevantes.